terça-feira, 25 de maio de 2010

Instrutor de turismo e esporte


O surgimento de novas modalidades de atividades físicas é um fenômeno que ocorre numa seqüência ininterrupta ao longo dos tempos no contexto da sociedade brasileira. Nesse sentido, notá-se que aquelas modalidades ligadas à natureza crescem numa proporção maior devido a diferentes fatores como a necessidade de o homem afastar-se do estresse das grandes cidades; a ruptura com os esportes convencionais olímpicos e aqueles veiculados pelo esporte espetáculo; a retomada do espírito aventureiro que encaminha o homem a um ambiente selvagem, carregado de incertezas, permitindo-lhe jogar com as chances de conquistar, jogar com as adversidades; a íntima ligação com a lógica atual da sociedade, que interage diretamente com o aumento da incerteza política, econômica, social e cultural; o desenvolvimento tecnológico que proporcionou mais segurança e a vivência da ousadia; e a emergência de um sentimento ecológico e de preservação da natureza como condição de sobrevivência no planeta (COSTA, 1999; 2007).
As vivências decorrentes da prática do esporte de aventura propiciam ao homem moderno não só o reencontro com ambiente natural, como ainda oportunidade de se aventurar e por sua vez, estabelecer novos desafios à sua vida (MELO & ALMEIDA, 2007).
Ao se considerar as diferentes modalidades que compõem o esporte de aventura, e os respectivos ambientes naturais como o terrestre, aquático e aéreo nos quais são praticadas no Brasil (fig. 1), evidencia-se a figura do praticante, que, se coloca frente a uma situação de risco muito maior, se comparado com as modalidades de esporte clássico, como por exemplo, futebol, voleibol, handebol, basquete. Torna-se oportuno ressaltar que, o risco – seja objetivo ou simbólico - juntamente com as fortes emoções desencadeadas pela adrenalina e vertigem vivenciadas num dado ambiente natural, imprimem a estas práticas físicas a denominação de esporte de aventura e risco calculado na natureza.


Com salários variados de acordo com a quantidade de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário